• Facebook
  • Instagram

patrocínio

apoio

© 2019

regulamento

BASE FILMES 2019

 

 

01. DO OBJETO

 

1.1 Constitui objeto do presente regulamento a seleção de 07 (SETE) projetos de pessoas físicas, estreantes ou não-estreantes até segundo longa metragem, com interesse em desenvolver e produzir obras audiovisuais voltadas ao cinema em formato de longas metragens, podendo ser ficção, documentário ou animação, para participarem de uma residência a ser realizada na “Pousada Fazenda Maristela" na cidade de Tremembé, estado de São Paulo, com check in previsto para o dia 05 de agosto de 2019, e check out previsto para o dia 11 de agosto de 2019 às 09:00 da manhã.

 

 

1.2 Com o intuito de reunir roteiristas e proporcionar o diálogo entre eles e os organizadores, a proposta da BASE FILMES 2019 é levar os participantes para a "Pousada Fazenda Maristela", onde poderão aprimorar suas ideias, desenvolver seus argumentos e escrever seus roteiros, tendo para isso uma infraestrutura acolhedora e equipada, e, diferentemente do formato de uma oficina ou um workshop, os participantes selecionados ficarão livres para trabalharem em seus projetos como preferirem, administrando o próprio tempo nas dependências da pousada e seus entornos.

 

 

02. DAS CONDIÇÕES

 

2.1 Estão aptas a participar do BASE FILMES 2019 pessoas físicas, maiores de idade, brasileiras ou estrangeiros radicados no Brasil há pelo menos 2 (dois) anos.

 

 

03. DAS INSCRIÇÕES

 

3.1 As inscrições para o BASE FILMES 2019 deverão ser feitas no site www.residenciabase.com das 00:01 HORAS do dia 03 de junho de 2019 até as 23:59 HORAS do dia 23 de junho de 2019 e/ou até o limite máximo de 400 (quatrocentas) inscrições de interessados, o que vier primeiro, não sendo recebida nenhuma inscrição através do correio ou via postal.

 

3.2 Deve constar na inscrição os itens solicitados no formulário, elencados na seguinte ordem:

 

  1. Nome;

  2. Nacionalidade;

  3. Data de nascimento;

  4. Endereço;

  5. Telefones;

  6. E-mail;

  7. Formação;

  8. Curso de graduação em andamento ou completo (se houver);

  9. Nome do projeto;

  10. Formato do projeto;

  11. Fase do projeto;

  12. Informação adicional de roteirista (se houver);

  13. Diretor(a) do projeto (se houver);

  14. Informação adicional de produtora responsável (se houver);

  15. Informação adicional de distribuidora interessada (se houver);

  16. Informação adicional de coprodutora internacional (se houver);

  17. Sinopse do projeto com até 600 (seiscentas) palavras, com fonte Arial 12 e espaçamento simples entre parágrafos, devidamente registrada na Biblioteca Nacional;

  18. Argumento do projeto de no mínimo 06 (seis) e no máximo 10 (dez) páginas, com fonte Arial 12 e espaçamento simples entre parágrafos, devidamente registrado na Biblioteca Nacional;;

  19. Biografia do participante;

  20. Informação adicional de filmografia do participante;

  21. Descrição dos motivos de interesse pelo projeto.

 

3.3 A confirmação do recebimento da inscrição será enviada por e-mail a cada um dos participantes através dos e-mails cadastrados por eles na ficha de inscrição.

 

3.4 Serão desconsideradas as inscrições realizadas fora do prazo estabelecido no item 3.1 supra, e /ou aquelas cujo material de inscrição estiver incompleto ou as que contrariem qualquer dos itens deste regulamento.

3.5. O projeto deverá ser enviado na íntegra no ato da inscrição, não sendo admitidas alterações ou complementações posteriores à inscrição.

3.6. Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) projetos.

 

 

04. DA SELEÇÃO

 

4.1 Os projetos serão analisados por uma curadoria realizada pelos organizadores da BASE FILMES 2019, e a seleção se dividirá em 2 (DUAS) etapas:

 

  1. Na primeira etapa os curadores, anonimamente, selecionarão, com base no cumprimento do exposto neste regulamento bem como temática do projeto, quantos candidatos forem para a segunda etapa de seleção, assim chamado de “candidatos pré-selecionados";

 

  1. Na segunda etapa os curadores realizarão entrevistas pessoais e/ou através de vídeo conferência com os candidatos pré-selecionados da primeira fase, sendo que desta fase surgirão os 7 (sete) selecionados finais da edição BASE FILMES 2019.

 

4.2 Serão levados em consideração para a avaliação dos participantes: originalidade, potencial e qualidade da idéia, independentemente da fase de desenvolvimento em que o projeto esteja.

 

4.3 Os candidatos serão informados sobre o resultado da seleção até o dia 20 de julho de 2019, através de uma lista de selecionados divulgada no site da BASE FILMES 2019, e através de email enviado a cada um dos selecionados e/ou contato pessoal via telefone.

 

4.4 Se um candidato selecionado estiver impedido ou desistir, a organização da BASE FILMES 2019 poderá substituí-lo por outro candidato pré-selecionado.

 

4.5 Não serão aceitos pedidos de reconsideração do resultado final da seleção e/ou após desistência, visto que a organização em momento algum se compromete a fornecer detalhes específicos acerca da avaliação das propostas apresentadas pelos candidatos.

 

 

05. DAS CONTRAPARTIDAS

 

5.1 A organização da BASE FILMES 2019 arcará com todos os custos de hospedagem, limpeza e alimentação dos participantes selecionados durante todos os dias de realização da residência, assim como os custos de transporte (ida e volta) entre as cidades de SÃO PAULO/SP e TREMEMBÉ/SP.

 

5.1.1 A organização da BASE FILMES 2019 NÃO irá arcar com os custos que envolvam o consumo de bebidas alcólicas durante a residência, devendo tal despesa, caso ocorra, ser arcada única e exclusivamente pelo candidato selecionado.

 

5.1.2 Todo e quaisquer CUSTOS DE TRANSPORTE PARA A CIDADE DE SÃO PAULO DOS PARTICIPANTES SELECIONADOS QUE TENHAM RESIDÊNCIA FORA DA CIDADE DE SÃO PAULO DEVERÃO SER COBERTOS PELOS PRÓPRIOS PARTICIPANTES SELECIONADOS, não tendo a organização da BASE 2019 qualquer responsabilidade no pagamento além daqueles estabelecidos no item 5.1 supra.

 

 

06. DAS OBRIGAÇÕES

 

 6.1 Os participantes selecionados comprometem-se a permanecer na residência por toda a duração da edição BASE FILMES 2019.

 

 6.2 Todo e qualquer dano a propriedade dos organizadores, terceiros, outros participantes selecionados e/ou próprio participante selecionado, será responsabilidade única e exclusiva deste participante selecionado causador, devendo arcar com os prejuízos decorrentes do(s) ato(s) e isentando a organização da BASE FILMES 2019 de qualquer responsabilidade civil e/ou criminal.

 

6.3 Ao preencher e enviar a ficha de inscrição, os participantes concordam com todos os termos do presente regulamento, inclusive no que se refere a datas, prazos e obrigações, e se comprometem a estarem presentes DURANTE O TEMPO INTEGRAL DE REALIZAÇÃO DA RESIDÊNCIA entre os dias 05 de agosto de 2019 e 11 de agosto de 2019.

 

6.4 Ainda, os participantes desde já autorizam, aos organizadores da BASE FILMES 2019, a captação, fixação (com a possibilidade de tratamento em laboratório e/ou digital), e utilização de sua imagem, som de voz e/ou fotografia(s), para utilização única e exclusivamente em making of a ser produzido durante a realização da residência, sendo que tais imagens, som de voz e/ou fotografia(s) do(s) participante(s) cedente(s) poderá(ão) ser reproduzidas, editadas, tratadas e adaptadas, sincronizadas, sonorizadas, exibidas, publicadas, comercializadas, distribuídas, exploradas, incluídas em base de dados, armazenadas e de qualquer outra forma utilizadas nos termos ora acordados, podendo ser utilizadas pelos organizadores da BASE FILMES 2019, bem como seus cessionários/sucessores ou terceiros por ela indicados, no todo ou em parte, por qualquer das modalidades de utilização atualmente existentes as demais constantes do art. 29 da Lei nº 9.610/98, em fase de pesquisa ou por ser desenvolvidos (não se limitando ao direito de produção, reprodução, disponibilização, distribuição para todos os fins, comunicação ao público, edição, adaptação, transformação, sonorização, sincronização, fixação, publicação, inclusão em base de dados e armazenamento, tradução, comercialização, exibição, execução, difusão, radiodifusão, (re)transmissão e exploração), em todo o Universo, pelo prazo máximo permitido pela legislação autoral vigente (Lei nº 9.610/98) até que passe para domínio público, que, para o caso de obras audiovisuais e fotográficas é de 70 (setenta) anos contados de 1º de janeiro do ano seguinte ao de divulgação da respectiva obra, tudo sem limite máximo de vezes.

 

6.5 Todos os projetos selecionados e que integrem a edição 2019 da BASE FILMES deverão incluir nos créditos finais da obra o logo “BASE FILMES 2019”, a ser disponibilizado pela organização oportunamente.

 

 

07. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

7.1 A inscrição é tida como aceitação do presente regulamento, suas normas e obrigações, sendo esta requisito indispensável para a participação dos interessados na BASE FILMES 2019. A não aceitação de qualquer dos termos aqui estabelecidos levará a desclassificação imediata do interessado.

 

7.2 Tendo em vista que todo e qualquer material apresentado pelos candidatos deve possuir o devido registro na Biblioteca Nacional, neste ato os organizadores declaram que não informarão quaisquer terceiros sobre os projetos apresentados muito menos poderão negociar tais propostas, bem como os candidatos declaram sua confidencialidade em relação aos demais projetos apresentados pelos outros participantes durante a residência.

 

7.3 Os participantes selecionados serão acomodados em quartos duplos.

 

7.4 O presente regulamento ficará à disposição dos interessados no site www.residenciabase.com.

 

7.5 Qualquer tipo de informações e/ou esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail base@residenciabase.com

 

7.6 Os casos omissos serão apreciados e resolvidos pela organização da BASE FILMES 2019, ficando desde logo eleito o Foro Central da Comarca de São Paulo para dirimir eventuais questões relativas ao presente.